Vamos agora a uma dica prática. Como desenvolver, hospedar, divulgar seu site e qual o custo para isso. Hoje, diversas são as empresas que desenvolvem sites e home pages. Cada uma utilizando uma abordagem, uma linguagem, uma tecnologia diferente que vai incidir diretamente no valor pago ao serviço. Elas já realizam todo o necessário desde o registro do nome nos órgão de licenciamento até o desenvolvimento e hospedagem.
Como um exemplo prático, estou realizando a reorganização operacional e comercial de uma empresa e que envolve algumas inovações em TI. Dentre elas a criação de um site e um sistema de informação e gerenciamento com interface web.
Hoje em dia a internet se tornou um dos meios de menor custo de divulgação, publicidade e relacionamento e é incrível como uma empresa no porte com a qual desenvolvo o projeto não tenha ainda seu web site e sistemas mais inteligentes de banco de dados, sistemas de gerenciamento e de informação. Mas isso ainda não é exceção. São diversas as empresas ainda enraizadas numa cultura e metodologia de trabalho burocrática, arcaica de utiliza de controles em planilhas de Excel e sistemas únicos de comunicação e veiculação e alguns outros meios já ultrapassados.
Em consulta à empresas de desenvolvimento de web sites, dentre elas empresas de comunicação e publicidade que oferecem este tipo de serviço, a empresas de tecnologia e soluções em TI e web, diversos foram os orçamentos e diferenciação às propostas e oferta.
Para o desenvolvimento, e manutenção de um web site somente institucional, com estrutura estática, banco de imagens e apenas uma área para atualização constante, os valores variaram de R$ 3.000,00 a R$ 6.900,00.
Em relação a hospedagem a maioria dos serviços atrai seus potenciais clientes mostrando as características e vantagens de seus planos de hospedagem, como o espaço disponível em disco, o número de contas de e-mail (chamadas contas POP) e outros termos.
Acontece que, infelizmente, a maioria dos serviços de hospedagem omite a característica mais importante de se saber, que é a largura de banda disponível em seus planos de hospedagem. A maioria dos serviços oferece um limite de 2 GB por mês de transferências. Isto é, somando-se o tamanho de todos os arquivos que foram carregados de seu site em um mês, não pode dar mais do que 2 GB, ou você terá de pagar pelo excesso do uso da largura de banda.
Esse limite de 2 GB é de bom tamanho para qualquer site pequeno, mas o "estouro" depende muito do tamanho dos arquivos do site. Se o site só contém páginas HTML e arquivos GIF e JPG pequenos, então não haverá problemas. Mas imagine se você resolve colocar um arquivo grande para download – um MP3 de 6 MB, por exemplo (bastam 333 downloads desse arquivo para o limite de 2 GB ser atingido). Rapidamente o limite mensal será atingido, e o custo de hospedagem será alto. Neste caso deve-se escolher um plano que dê uma franquia maior que 2 GB por mês.
Um pacote avançado de hospedagem que inclua 80 contas de e-mail, 1 lista com 10 contas de e-mail, 2,5 GB de espaço em disco, 100 GB de transferência mensal, Banco de dados My SQL, MS SQL Server Express, Access, Sistema de emissão de boleto bancário e pagamento eletrônico pode varia entre R$ 40,00 a R$ 70,00 mensais.
Para a hospedagem de um site comercial, a saída é a hospedagem paga, mesmo havendo hospedagens livres. Os serviços de hospedagem paga oferecem muito mais recursos do que qualquer empresa de hospedagem grátis pode oferecer além do registro
A principal vantagem do serviço de hospedagem pago é o registro de domínio, isto é, você pode ter um site com o nome do tipo www.seunome.com.br, coisa que nenhum serviço de hospedagem grátis oferece.
Para o registro, o primeiro passo é saber se o nome que você quer usar já está registrado. Isso pode ser conferido rapidamente em http://registro.br (no caso de domínios terminados em .br) e em http://www.networksolutions.com (no caso de domínios .com, .net e .org, sem a terminação .br).
A criação do domínio pode ser simples e fácil e o passo a passo no link registrando domínios. O registro de domínio tem um custo de R$ 30,00 por ano para domínios registrados na Fapesp (pago através de boleta bancária), ou de US$ 70, para domínios registrados na Network Solutions (pago através de cartão de crédito internacional). Esses valores são pagos anualmente, sendo que a renovação do registro do domínio custa mais barato. Um detalhe importante: domínios do tipo .com.br só podem ser registrados em nome de empresas (pessoas jurídicas).
Existem diversas categorias para registro como exemplo .com.br, ..art.br, serv.br, etc, dependendo do ramo de atividade da empresa. Mas o mais comum mesmo e mais conhecido é o .com.br.
Depois de escolher um nome que ainda não esteja registrado, você deve procurar por um serviço de hospedagem de páginas (pago), como discutimos acima.
Como a Internet é mundial, esse serviço não precisa ser contratado no Brasil. Diversas pessoas e empresas hospedam seus sites no exterior por causa do preço mais em conta (você pode obter uma lista completa de serviços de hospedagem no exterior em http://www.hostindex.com). Nesse caso, o pagamento do serviço pode ser feito através de débito em cartão de crédito internacional ou através de uma ordem de pagamento internacional. Essa segunda modalidade de pagamento só deve ser usada no caso de pagamento de grandes valores, pois os bancos cobram, em média, uma taxa de US$ 50 pelo serviço.
Contrate o plano de hospedagem que você julgar mais conveniente para o seu site e informe o nome do site que você pretende registrar, pois eles precisarão configurar a máquina onde o seu site estará hospedado para receber o domínio que você vai registrar. Após esta etapa, o serviço de hospedagem irá te dar quatro dados: nome do servidor de DNS primário, o endereço IP deste servidor, o nome do servidor de DNS secundário e o endereço IP deste servidor. Somente com essas informações em mãos é que você conseguirá registrar o seu domínio.
Em seguida, vá até http://registro.br (caso você queira um domínio com a extensão .br) ou http://www.networksolutions.com (caso você queira um endereço .com, .net ou .org sem a terminação .br) e registre o seu domínio. O procedimento é mais ou menos auto-explicativo e sem muitas dificuldades. O sistema irá lhe perguntar dados como nome, endereço, etc, e as informações de configuração do servidor, que são aquelas dadas pelo serviço de hospedagem. É importante notar que em geral as configurações feitas pelo serviço de hospedagem normalmente demoram 24 horas para serem replicadas pela Internet. Então, se ao tentar fazer o registro o sistema der um erro de "servidor desconhecido", tente registrar o seu domínio novamente no dia seguinte.
A partir do momento em que você contratar o serviço de hospedagem, você já pode subir as suas páginas HTML (as páginas de seu site) para o servidor, mesmo antes do registro do domínio. Esse procedimento facilita, pois o seu site estará no ar assim que o endereço for validado pela entidade responsável (Fapesp ou Network Solutions).
Para curiosidade, em pesquisa rápida no link estatísticas do registro.br, verificou-se que existem aproximadamente 2.241.031 domínios registrados nas diversas categorias, sendo mais de 2.000.000 na categoria com.br. Isso caracteriza a dificuldade muitas vezes em conseguir registrar um domínio pois o mesmo já existe. Para teste pesquisei o domínio www.mendescorrea.com.br como simulação para o registro de domínio para uma empresa de consultoria e soluções em engenharia e com sorte foi identificado a disponibilidade do domínio. No caso poderia conseguir o registro sem maiores problemas. O que não acontece muitas vezes, tendo a empresa que criar domínios alternativos ou até mesmo, não estando ainda efetivamente em funcionamento, alteram o nome da empresa, mostrando a grande importância hoje da internet e dos web sites.
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