terça-feira, 1 de junho de 2010

Redes e Internet

Talvez este seja um dos tópicos abordados mais importantes por ser mais prático e mais próximo a utilização não só na Engenharia mas no dia a dia. A internet já faz parte do cotidiano da vida moderna e é considerada talvez até mesmo como um direito do cidadão. De acordo com a Internet World Stats, 1,73 bilhões de pessoas tinham acesso à Internet em setembro de 2009, o que representa 25,6% da população mundial.
A internet um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados permitindo a conexão de computadores com outros computadores facilmente, mesmo estando em localidades distantes no mundo. Esse acesso remoto pode ser feito de forma segura, com autenticação e criptografia de dados, se necessário.
Dessa mesma forma caracterizamos também redes de computadores que é a interligação de dois ou mais computadores que podem compartilhar recursos, impressão, disco, CD, etc, mas não em escala mundial como a internet.
A internet carrega uma ampla variedade de recursos e serviços, incluindo os documentos interligados por meio da World Wide Web, e infraestrutura para correio eletrônico e serviços como comunicação instantânea e compartilhamento de arquivos como Voip, MSN, Skype, etc. Até mesmo telefones celulares de última geração, como o smartphone, geralmente vêm com acesso à Internet através da própria rede do telefone. Serviços que auxiliam e dinamiza a cada dia mais a comunicação tornando mais dinâmico e próximo as relações, os contatos, a quebra de barreiras e distâncias. A Internet tem possibilitado a formação de novas formas de interação, organização e atividades sociais, graças as suas características básicas, como o uso e o acesso difundido.
Entender as particularidades dessa ferramenta também é muito importante para o desenvolvimento da área de TI e tecnologia de uma empresa. Contratos para aquisição de serviços de internet como banda larga devem ser muito bem analisados. A Internet é extremamente heterogênea, por exemplo, as taxas de transferências de dados e as características físicas das conexões variam grandemente. Por isso entender é uma questão de consumo consciente. A compra de internet banda larga com 1 MB, 2 Gb ou o que estiverem anunciando nem sempre esta diretamente ligada ao fornecimento de acesso com estas características. Esse valor é variável e somente esta garantindo em aquisição de pacotes com IP dedicado que garante integralmente a velocidade e capacidade de dados acordada, mas com alto custo.
Outro ponto importante a ser analisa no caráter comercial da internet é que ela se tornou um grande mercado para as empresas; algumas das maiores empresas hoje em dia cresceram tomando vantagem da natureza eficiente do comércio e da publicidade a baixos custos na Internet. É o caminho mais rápido para difundir informações para um vasto número de pessoas simultaneamente.
A Internet também revolucionou subsequentemente as compras. Por exemplo, uma pessoa pode pedir um CD on-line e recebê-lo na sua caixa de correio dentro de alguns dias, ou descarregá-lo diretamente em seu computador, em alguns casos. A Internet também facilitou grandemente o mercado personalizado, que permite a uma empresa a oferecer seus produtos a uma pessoa ou a um grupo específico mais do que qualquer outro meio de publicidade. Isso através de sues sites e home pages e canais e redes de comunicação e relacionamento abordado no próximo assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário